Doenças crônicas são aquelas que se desenvolvem ao longo do tempo, podendo ser controladas, mas não curadas. Algumas dessas doenças são: diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias e alergias. Uma dieta saudável é aquela que contém todos os nutrientes necessários para o organismo, em quantidades adequadas. Para as pessoas que sofrem com doenças crônicas, a alimentação deve ser ainda mais cuidadosa, pois ela pode influenciar diretamente no controle da doença.
A alimentação variada é importante para as pessoas com doenças crônicas porque ela garante a ingestão de todos os nutrientes necessários para o organismo. Além disso, uma dieta diversificada também auxilia no controle da doença, pois evita o consumo excessivo de alimentos que podem agravar os sintomas.
Cada alimento fornece um tipo de nutriente principal. Quanto mais variada a alimentação entre os tipos de frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, ovo e frango, cereais, leguminosas, mais nutrientes o organismo recebe, e dessa forma, mais ferramentas ele tem para lutar contra as consequências dessas doenças.
Atualmente o que a ciência foca além da alimentação variada e rica em nutrientes é:
-
Em cardiopatias as boas gorduras e antioxidantes (peixes, chá verde, cacau, azeite extra virgem, vinho tinto, aveia em flocos, frutas vermelhas e roxas, alho).
-
No diabetes os carboidratos de baixo índice glicêmico, além dos antioxidantes (cereais integrais, batata doce, azeite de oliva extra virgem, aveia em flocos e fibras de adição, abacate, sardinha).
-
No câncer alimentos ricos em antioxidantes (gengibre, açafrão, frutas vermelhas e roxas, chá verde, hortaliças crucíferas, etc).
Pesquisas mostram que hábitos alimentares saudáveis, como evitar o consumo excessivo de açúcar e gordura saturada, podem reduzir significativamente o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, uma dieta balanceada também é importante para manter um bom funcionamento do sistema imunológico e prevenir infecções. Portanto, a ciência recomenda que as pessoas optem por uma alimentação mais natural e saudável para se manterem sempre bem nutridas e protegidas contra doenças.